domingo, 15 de novembro de 2015

Mulher de mais para ser engano, sem exagero é exemplo de ser humano

Resultado de imagem para imagem do livro mulheres inteligentes relaçõesPara quem se pergunta como dosar os exageros, e se em sua lista: trabalho, estudos, lazer, doces, elogios, críticas, etc.; são itens difíceis de ajustar. Não sei se simplesmente pedir equilíbrio é suficiente. Mas acredito que as mulheres encontraram-se no caminho para uma resposta adequada. Na maioria dos casos, conseguem conciliar o trabalho e os afazeres em casa. Desdobram-se para manter a casa arrumada e basta aparecer um espelho para lembrar de retocar a maquiagem. É claro que há exceções. Há àquelas que se deixam cair em algumas armadilhas e pecam pelos excessos em alguma área de sua vida. O que deveria tomar apenas uma parte do seu tempo, ocupa espaços privilegiados de sua rotina. Mas me dobro diante daquelas que encontram tempo para dar um beijo nas crianças antes da ida ao colégio e um pouco antes de dormir; conseguem manter a agenda de encontro regulares com suas amigas, sabem dosar no banho de loja, e aproveitam às oportunidades de um jantar romântico. Estas contribuem com doses diárias de elogios e estão próximas o suficiente para dar uma bronca quando necessária. Se há uma razão para elas serem ouvidas, observadas e admiradas é exatamente por se fazerem presentes. Não hora "H", estão lá para o curativo, para ouvir o desabafo. Nada mais justo, então, de também receberem presentes e serem conquistadas com joias, roupas, e acima de tudo com amor. AQUI fica minha dica de leitura: "Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis" de Augusto Cury. Esta postagem eu dedico as mulheres inteligentes. Em particular a minha esposa Claudia Martins. Neste presente vi estampado no título do livro a sua imagem: mulher inteligente, linda e atraente.
Escrito por: Gilberto Martins.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Um Eu fascinado pela vida

Resultado de imagem para imagem de a fascinante construção do euO fascínio pelo novo impulsiona nossa vida. Pela curiosidade somos atraídos para desbravar novos mundos. A curiosidade desperta em nós a necessidade de conhecimento que nos instiga a desvendar mistérios desde as profundezas dos oceanos aos limites do espaço. As potentes lentes da imaginação ampliam nosso raio de alcance de forma surpreendente. Os telescópios podem nos aproximar do que está longe para ser observado como se fosse de perto, tanto quanto um microscópio pode ampliar o que de perto parece invisível. No entanto, o autor Augusto Cury propõe uma nova perspectiva para olharmos para a vida. Começar a olhar para si e enxergar a construção do próprio EU. "A Fascinante Construção do Eu" a meu ver é um livro espécie lente de aumento que pode ampliar nossa compreensão de si com orientações simples. Olhar para si e perceber-se como uma imensa cidade com centro e periferia, pode a princípio assustar, mas este assombro, segundo este autor, é bom. A ideia de olhar para longe, observar objetos e estudar de tudo quanto possível não pode superar a ideia que devemos construir de si. Afinal, o que adiantaria conquistar um mundo e não encontrar-se nele? Por este olhar, o mais longe que talvez o EU deve ir, é para conhecer o mundo sem se excluir das relações que tornam este mundo, mundo: esposa, marido, família, amigos, irmãos.
Escrito por: Gilberto Martins.

Simples como a fé, a esperança e o amor

Resultado de imagem para imagem do livro cristianismo puro e simples
Após ler as Crônicas de Nárnia resolvi continuar com C. S. Lewis. "Cristianismo puro e simples" é um livro resultado de programas de rádio apresentados durante a 2ª GM (1942-1944). Só de saber deste contexto já é possível se ter uma leve noção do desafio de se tratar sobre fé e esperança diante de tamanha calamidade. Apesar de ser um período extremamente delicado para se expor temas desta natureza, este autor corajosamente insiste que é simples, e expõe sobre a essência de ser humano. Com figuras do cotidiano sua abordagem compreende uma espiritualidade que se volta para o comportamento da humanidade. Seu conselho é simples, temos escolha. As opções não são complicadas basta escolher bem o bem. Em meio ao caos da Guerra alguém vai pra rádio para dar esperança. Nas transmissões a fala não faz rodeios, mas tém a coragem para dizer que as boas notícias resultam de ações simples. "Pode ser difícil para um ovo transformar-se numa ave; mas seria muitíssimo mais difícil aprender a voar sem deixar de ser ovo" (C. S. LEWIS, 1942 - 6ª Edição 2014 WMF Martins Fontes, p. 262).

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." (Biblia - I Corintios 13: 13)
Escrito por: Gilberto Martins.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Treino para vida: pensar antes de agir

Resultado de imagem para imagem do livro mentes brilhantes mentes treinadasNas olimpíadas os atletas demonstram do que realmente são feitos. São como nós, mas deixaram o conformismo e se disciplinaram nas árduas rotinas de treinos. Sonham, entretanto, percebem que para alcançar a linha de chegada em primeiro lugar, é necessário mergulhar, nadar, correr, saltar tantas vez quantas sejam necessárias; então, dão asas as suas imaginações e buscam o prêmio, e se dedicam nos treinos ao ponto de alcançarem o primeiro lugar do pódio. Em "Mentes brilhantes, mentes treinadas", Augusto Cury, propõe a realizar o mesmo tipo de conquista, mas numa arena diferente. O campo de treino é outro, é no lugar dos pensamentos. O adversário não é o próximo, nem tão pouco a si mesmo, mas os próprios medos. O objetivo é treinar a criatividade e a emoção para sermos gestores de nossa própria trajetória de vida. O desafio é enorme, pois exige correr dentro de si e quem sabe superar obstáculos de traumas ao invés de evita-los, e requer atravessa-los com a compreensão, significando às vezes, lançar mão do perdão para acertar o alvo da liberdade de viver consigo mesmo sem os martírios das perdas ou ofensas. É pensar antes de agir e agir com bom senso. "O que você pensa determina o que você sente. O que você sente determina o que voe registra em sua memória. O que você registra determina os alicerces de sua qualidade de vida. Quem quer cuidar de sua saúde psíquica deve em primeiro lugar gerenciar o que pensa". (CURY, 2010, p. 91).