domingo, 3 de janeiro de 2016

Ser ou estar Ansioso, eis a questão

Se você fica ansioso para ler um livro. Não há por que se preocupar. Esta ansiedade é boa e normal. É apenas um gatilho da curiosidade. Mas se você continuar ansioso quando começar a leitura e não for pela excitação da história, descofie, pois pode terminar ansioso. Pergunte a você mesmo: sou ansioso ou estou ansioso? A diferença entre pergunta e resposta podem ser extremas. Primeiro que para fazer este tipo de pergunta exige coragem, e talvez a mesma requerida por um alpinista que vislumbra a beleza de um monte, mas só se satisfaz após conquista-lo vagarosamente na árdua escalaminhada até o cume. Já em relação a resposta, se não for tão positiva não fique frustrado, pois se você teve coragem para se enxergar e questionar-se porque está assim, então, se for sincero consigo já é um grande passo para conquistar a liberdade dos seus medos apavorantes. Como sempre, Augusto Cury se apresenta como um exímio escritor e conselheiro, e em relação a este assunto não há dica melhor para tratar deste tema. Como ele diz pensar é inevitável, mas pensar em excesso pode ser exaustivo. Mesmo locomotivas precisam de paradas para que os passageiros tenham tempo de embarcar, tanto quanto elas mesmas precisam de manutenção para continuarem se movimentando. Da mesma forma somos nós. Precisamos dar tempo para absorver as ideias tanto quanto de manutenção desta máquina de pensamentos. O que será que esta obra indica? Confira, leia, acredito que você gostará!

Para refletir:
"
25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."

Referência:

CURY, Augusto. Ansiedade: como enfrentar o mal do século: a Síndrome do Pensamento Acelerado: como é porque a humanidade adoeceu coletivamente, das crianças aos adultos. 1ª ed., São Paulo: Saraiva, 2014.

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/6
 

2 comentários:

  1. Este livro me ajudou bastante a compreender os mecanismos físicos e emocionais deste problema chamado ansiedade. Vale muito a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Realmente vale a pena. Gosto muito deste autor porque é didático, e apesar de export suas ideias de forma objetiva e simples, não perde a profundidade do assunto.

    ResponderExcluir